Todo o Algarve
extremadura es agua rectangular2

Confraria do Atum de VRSA organiza V Capítulo com entronização

Nota de imprensa

27 Fevereiro 2018 | Fuente: Município de VRSA

A Confraria do Atum de Vila Real de Santo António realiza, este sábado, dia 3 de março, o V Capítulo com entronização de novos membros. A cerimónia terá lugar no Centro Cultural António Aleixo, em VRSA, a partir das 16h00 e irá reunir cerca de 20 confrarias de todo o país.
Antes dos atos capitulares, a iniciativa contempla uma receção na autarquia e dois momentos públicos de importância para a instituição: a inauguração da sede da Confraria, na Rua Conselheiro Frederico Ramirez, pelas 15h30, bem como um desfile das confrarias convidadas pelas ruas do Centro Histórico de VRSA, às 15h45.
O cortejo dará a conhecer os tons amarelos e azuis fortes dos trajes da confraria vila-realense, cores que evocam as fardas tradicionais dos operários das muitas fábricas de conservas que existiram na cidade do Guadiana.
Juntam-se a este trajeto muitas confrarias de norte a sul do país, nomeadamente de Espinho, da Serra da Estrela, de Vila Nova de Gaia e, claro, do Algarve.
Entre os novos confrades que irão integrar a instituição encontram-se os dois agrupamentos de escolas de Vila Real de Santo António, o que permitirá a promoção da confraria junto da comunidade escolar e, por consequência, junto dos mais novos.
A Confraria do Atum tem como missão levar mais longe a história do atum e da indústria conserveira, episódios que marcaram gerações em VRSA e estão ainda hoje presentes em muitos dos pratos típicos da cidade ou nos hábitos alimentares dos vila-realenses.
Um dos grandes objetivos da atual direção da Confraria passa por alargar o seu âmbito à Eurocidade do Guadiana, aumentando assim a cooperação entre as localidades fronteiriças de Portugal e Espanha.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.