Todo o Algarve

Francisco George em conferência sobre Pneumónica e Investigação no dia 13 de abril em Faro

Nota de imprensa

06 Abril 2018 | Fuente: ARS Algarve

Francisco George, ex-diretor-geral da Saúde e atual presidente da Cruz Vermelha Portuguesa; Ana Grenha, investigadora da Universidade do Algarve na área das ciências farmacêuticas, e Paulo Girão, professor de História no Agrupamento de Escolas de Monchique, são os oradores da conferência sobre a Pneumónica e a Investigação, organizada pela Administração Regional de Saúde do Algarve com o apoio do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, no próximo dia 13 de abril, pelas 14h:30m, no auditório da unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve. A entrada é livre.
A sessão que terá como moderadora, Ana Cristina Guerreiro, diretora do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve, é dirigida a profissionais de saúde, estudantes e à comunidade em geral.
Ana Grenha, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMar) e Centro de Investigação Biomédica (CBMR) da Universidade do Algarve, irá abordar a sua experiência na área da investigação e estratégias de administração de fármacos nos tratamentos das doenças pulmonares.
Paulo Girão, autor da Tese de Mestrado em História Regional e Local – «a gripe pneumónica no Algarve:1918», irá traçar uma contextualização histórica deste período na região.
«A Pneumónica – pandemias da gripe» é o tema da comunicação de Francisco George que, no âmbito da sua vasta experiência profissional ligada à Saúde Pública, irá abordar esta temática de uma forma abrangente.
Esta iniciativa marca o início do Ciclo de Conferências Saúde e Cultura evocativas do centenário de três acontecimentos marcantes de 1918, a Pneumónica ou Gripe Espanhola, a inauguração do Sanatório Carlos Vasconcelos Porto em São Brás de Alportel e o fim da 1ª Guerra Mundial, promovidas pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
As várias conferências, promovidas por cada uma das entidades entre os meses de abril e novembro de 2018, terão como mote uma contextualização histórica e cultural da época, associada a uma abordagem em torno de fenómenos semelhantes existentes na atualidade.
De referir que este Ciclo de Conferências conta com o apoio do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, dos Comboios de Portugal, do Museu do Trajo de São Brás de Alportel, da Secção Regional do Sul Ordem dos Arquitetos e da Sub-Região de Faro da Ordem dos Médicos.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.