Todo o Algarve

Praia da Manta Rota recria tradição do Banho Santo

Festas de Verão em honra de São João da Degola

As festas de Verão em honra de São João da Degola regressam à praia da Manta Rota com um vasto programa de animação que inclui concertos, bailes e fogo-de-artifício. O ponto alto das comemorações acontece a 29 de agosto, às 11h00, com o «Banho Santo», em pleno areal da Manta Rota.

Nota de Imprensa

20 Agosto 2018

O célebre banho de mar é um encontro que se realiza anualmente a 29 de agosto, assinalando a data em que, segundo a história, São João Baptista foi degolado.

Em anos idos, este era o dia em que as gentes da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas pelos animais de carga, para tomar um banho de mar que se acreditava ser «santo» e capaz de curar todos os males. No final do ritual, a celebração era rematada com um piquenique.

Para manter viva a tradição, a associação «A Manta» e a Câmara Municipal de VRSA apostam, mais um ano, na recriação histórica do evento, atraindo centenas de curiosos até à Manta Rota para ver como as coisas se passavam noutros tempos.

Uma semana de concertos e animação

As festividades integram ainda uma série de concertos e bailes, sempre a partir das 21h30, no largo do antigo casino, por onde vão passar, ao longo de uma semana, várias bandas e artistas. No dia 26 de agosto, o cartaz integra uma corrida e marcha solidária, às 9h30.

A 29 de agosto, dia de São João Batista, além do Banho Santo, às 11h00, há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Batista. Mais tarde, às 22h00, tem início o serão musical, a que se segue, à meia-noite, um espetáculo de fogo de artifício na frente mar.

As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação «A Manta» e têm o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela e de outras entidades e empresas locais.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.