Malopires
Todo o Algarve

CM Albufeira

TRÊS DEZENAS DE PRESÉPIOS PARA VER NO CENTRO EDUCATIVO DO CERRO D'OURO

O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira visitou esta semana a Exposição de Presépios do Centro Educativo do Cerro D’Ouro. São 30 presépios artesanais, com muitos motivos de espanto.

12 Dezembro 2018

O Clube Avô também deu a sua ajuda e começou já a fazer as receitas dos doces tradicionais para partilharem em conjunto. A exposição está aberta até ao final do ano.

No âmbito das atividades desenvolvidas no mês de dezembro com os grupos das escolas do Concelho de Albufeira, criou-se um roteiro de presépios no Centro Educativo do Cerro D’Ouro. Este roteiro é constituído por cerca de trinta presépios, distribuídos pelos vários espaços do Centro, elaborados pelos formandos que frequentam as várias oficinas e pelos técnicos que aqui trabalham.

“É um excelente motivo para transmitir conhecimentos. Os que são menos jovens, partilham neste espaço municipal a tradição, a memória e a criatividade. Por outro lado, as crianças que visitam estes presépios vêem aqui também a sua imaginação refletida e aprendem com os mais velhos. Lanço o convite para que todos visitem estas três dezenas de presépios”, referiu na altura o Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.

Os presépios foram criados com diversos materiais, consoante o espaço onde se encontram. Desta forma, é possível encontrar no quintal do Centro o presépio de vasos; na oficina do calçado artesanal, o presépio de sapatos; na oficina de trapos e linhas, presépios de tecidos e de croché, e presépios de palma e esparto, no âmbito da oficina com o mesmo nome.

No recinto exterior podemos encontrar presépios de troncos, pedras, cabaças e silhuetas. E na biblioteca, uma exposição de presépios construídos com diversos materiais, nomeadamente, folha de milho, conchas, bolotas, madeira, grão, lata, entre outros.

Também não falta neste roteiro, o presépio tradicional com as figuras e o musgo, e o presépio tradicional do Algarve com as searas e as laranjas.

O visitante pode guiar-se por um mapa com o percurso, e responder às questões que estão escondidas nos vários presépios, ou simplesmente percorrer o espaço.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.