SaraMatos
Todo o Algarve

Vila Real de Santo António

Lançamento do livro da autoria de Fernando Pessanha "D. Fernando de Meneses, capitão de Ceuta, 1º conde de Alcoutim e 2º marquês de Vila Real"

É já no próximo dia 12 de Abril, pelas 18h00, que o Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, irá receber o lançamento de D. Fernando de Meneses, capitão de Ceuta, 1º conde de Alcoutim e 2º marquês de Vila Real, o novo trabalho de Fernando Pessanha, estando a apresentação a cargo de Luís Filipe Oliveira, professor de História Medieval da Universidade do Algarve.

09 Abril 2019

De acordo com Pessanha, a publicação deste novo trabalho prende-se, essencialmente, com o objectivo de fazer ressuscitar um dos projectos em que o seu mestre António Rosa Mendes depositou mais empenho e carinho: a criação da Editora Gente Singular:

“considerámos que seria uma bonita homenagem fazermos ressurgir a editora Gente Singular, de que Rosa Mendes foi um dos fundadores, através da publicação de um trabalho de um dos seus discípulos, sendo o lançamento da obra no Arquivo Histórico de Vila Real de Santo António, que tem Rosa Mendes como patrono, e estando a apresentação da obra a cargo de um dos seus colegas docentes da Universidade do Algarve”.

No que se refere a este trabalho, diz-nos o autor que se trata de uma investigação desenvolvida a partir de um estudo preliminar acerca de D. Fernando de Meneses, um dos personagens mais interessantes da transição do séc. XV para o séc. XVI português, e cujos primeiros resultados foram apresentados em Novembro de 2016, ao representar a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António nas XIX Jornadas de História de Ceuta. Segundo o historiador algarvio, é a atribuição do título de conde de Alcoutim a D. Fernando de Meneses, em 1496, a inaugurar a política manuelina de atribuições de títulos, rendas e mercês relativos ao Algarves de Aquém como recompensa pelos serviços prestados pela Nobreza Portuguesa nos Algarves de Além-mar.

O livro, que deu origem à exposição que actualmente se encontra patente ao público no Arquivo Histórico Municipal de Vila Real de Santo António, conta ainda com uma nota de apresentação de Alexandra Rodrigues Gonçalves, Directora Regional da Cultura do Algarve à data da produção deste trabalho.

A entrada é livre.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.