Todo o Algarve

INE divulga resultados de abril

Atividade turística com crescimento acentuado no Algarve

Nota de imprensa

19 Junho 2019 | Fuente: Turismo do Algarve

A atividade turística no Algarve registou um crescimento acentuado em abril, alicerçado na forte procura do destino pelo mercado interno, acaba de revelar o Instituto Nacional de Estatística (INE). Os principais indicadores mensais da hotelaria regional somaram cerca de 1,8 milhões de dormidas (+13,6% do que no mesmo mês do ano anterior), 454 mil hóspedes (+16,3%) e 85,7 milhões de euros (+19,2%), crescendo muito acima da média nacional.
Em abril, as dormidas de residentes na região aumentaram 34,1%, para 364 mil dormidas, e as de não residentes aumentaram 9,3%, correspondendo a 1,42 milhões de pernoitas. O INE explica que estes resultados foram influenciados pelo efeito do período de férias associado à Páscoa, que este ano ocorreu em meados de abril.
De janeiro a abril, registou-se um crescimento homólogo de 5,2% nas dormidas totais, para um total de 4,17 milhões, com contributos positivos tanto dos residentes (+12,2%), como de não residentes (+3,8%). Igualmente nos primeiros quatro meses do ano, o alojamento turístico algarvio registou 1 milhão de hóspedes (+10,3%) e 181,6 milhões de euros de proveitos totais (+11,3%).

Aeroporto

Dados da ANA – Aeroportos de Portugal indicam que no primeiro quadrimestre do ano o aeroporto de Faro cresceu 11,2%, para 1,88 milhões de passageiros. Entre janeiro e abril, Faro movimentou 855 mil passageiros do Reino Unido (+10,5%), que consolida a posição de principal emissor de turistas para o Algarve, seguido da Alemanha, com 241,6 mil (+17,5%), e da França, com 175,8 mil (+15,9%).

AHETA

A principal associação de hotelaria do Algarve assinalou uma taxa de ocupação global média por quarto de 68,4% em abril, 12,1% acima do valor verificado em 2018. Segundo a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), os mercados que mais contribuíram para a subida verificada foram o espanhol, o português e o britânico.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.