Todo o Algarve

Certame decorre de sexta-feira até domingo, com a apresentação do maior Dom Rodrigo do Mundo num total de 100 Kgs., candidato ao ‘Guiness World Records’ e ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’

Gastronomia, artesanato e música do Alentejo animam Feira da Arte Doce em Lagos

“Para este evento poder evoluir, a partir de agora teremos todos os anos uma região convidada", diz ao Diário do Sul a vereadora da Câmara Municipal de Lagos, Sara Coelho.

José Manuel Oliveira

25 Julho 2019 | Fuente: Redacção

Mais de 40.000 visitantes são esperados de hoje, sexta-feira, 26 de Julho, até domingo, dia 29, na 32ª. edição da Feira Concurso Arte Doce, em Lagos, organizada pela Câmara Municipal e que neste ano, como uma das novidades, conta com a presença de pastelarias do Alentejo, a região convidada, além de petiscos, trabalhos de artesãos ao vivo, animação e espetáculos musicais.
A apresentação do maior Dom Rodrigo do mundo com 100 kgs. numa candidatura inédita ao ‘Guinness World Records’ e às ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’, concurso da RTP1, é outra das atrações deste evento que tem lugar, em espaço remodelado, no Complexo Desportivo de Lagos, das 18.00 às 24.00 horas e com entrada livre. No total existem 72 stands, a maioria instalada no interior do edifício. A realização desta Feira Concurso Arte Doce obriga a um investimento de, aproximadamente, 150 mil euros.

----------------------------------------------------------------------------

Doze localidades alentejanas representadas

----------------------------------------------------------------------------
O Alentejo está representado através de pastelarias/tasquinhas que apresentam uma variedade de produtos desde “doçaria diversa, até queijo (com produção ao vivo), azeite, azeitonas e enchidos”, revelou ao Diário do Sul a vereadora do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lagos, Sara Coelho. A esses produtos gastronómicos juntam-se outros como tecelagem, olaria, pintura, trabalhos em madeira devolvida pelo mar e peças em arame, a cargo de artesãos. Ao todo estão representadas 12 localidades com doçaria, artesãos e grupos musicias - Serpa, Vidigueira, Portalegre, Borba, Odemira, Almodôvar, Viana do Alentejo, Cuba, Rio de Moinhos, Serra do Caldeirão, Beja e Vila Nova de São Bento.
“Para este evento poder evoluir, a partir de agora teremos todos os anos uma região convidada, de modo a que as pessoas possam, também, conhecer doçaria e outros produtos de outras zonas do país”, sublinhou a autarca lacobrigense.
Numa aposta tendo em vista a criatividade dos especialistas da doçaria, esta feira concurso contempla várias categorias de prémios, como sejam doce tradição (Dom Rodrigo, Doce Fino, Morgado e Doce de Figo), tema livre, tema obrigatório (Vinho), doce inovação e decoração de stands. Os vencedores serão conhecidos no domingo, após votação dos elementos do júri nomeado para cada sector.

--------------------------------------------------------------

Vinho é a temática do concurso de doçaria

--------------------------------------------------------------
O interior do complexo desportivo destina-se a stands com doçaria e amostra de vinhos do concelho de Lagos, uma vez que a temática deste ano é precisamente o vinho. Já o exterior está reservado às comidas, com tasquinhas a apresentarem petiscos tradicionais de Lagos e do Algarve, além de bebidas e artesanato. Haverá sessões de degustação do famoso doce Dom Rodrigo, de Cataplana Algarvia e vinhos, numa altura em que Lagos aderiu à Associação de Municípios Portugueses de Vinho.
“Haverá uma zona com esplanada, uma área para crianças até às 21.00/21.30 horas com insufláveis, um palco grande e outro mais pequeno destinado a atuações desde o cante alentejano a artistas mais locais. Pretende-se que exista uma animação constante durante todo o evento”, referiu a vereadora Sara Coelho, responsável pela organização. Concertos com David Fonseca (dia 26),
Raquel Tavares (dia 27) e Agir (dia 28), que terão início pelas 22.30, bem como espetáculos musicais a cargo de As Moçoilas, do Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e de ‘The Protons’, a que se juntarão, na abertura do evento em cada um dos dias, Bafos de Baco, fado com Helena Candeias e os guitarristas Vítor do Carmo (guitarra portuguesa) e Aníbal Vinhas (viola de fado) contemplam a animação desta 32º. Feira Concurso Arte Doce, em Lagos.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.