Todo o Algarve
extremadura es agua

GASMI Lagoa realiza ações de sensibilização junto dos profissionais de saúde do Centro de Saúde de Lagoa

04 Julho 2017 | Fuente: ARS Algarve

O Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) de Lagoa encontra-se a realizar ações de sensibilização com vista a reforçar a importância da articulação e a dinâmica de atuação desta equipa com os profissionais de saúde das várias unidades funcionais do Centro de Saúde de Lagoa e respetivas extensões deste concelho do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Barlavento.

A equipa multidisciplinar do GASMI de Lagoa, que é constituída por uma assistente social, uma enfermeira, uma fisioterapeuta, um médico de medicina geral e familiar e uma psicóloga clinica, elaborou um conjunto de informações para divulgar a constituição da equipa, o procedimento de atuação na área da saúde mental infantil, destacando como funciona o protocolo de referenciação e quais os critérios de inclusão, com o objetivo de esclarecer dúvidas e criar uma maior proximidade entre os profissionais das diversas unidades de saúde do concelho.

A informação é distribuída junto das equipas de saúde e outras estruturas da comunidade, tendo por base um «trabalho articulado e em rede com a comunidade»

A equipa multidisciplinar do GASMI observa, avalia e intervém em situações de crianças dos 3 aos 12 anos de idade e suas respetivas famílias sempre que apresentem alterações do foro da saúde mental. O trabalho inclui vários procedimentos, nomeadamente acolhimento, reunião de triagem, intervenção e reuniões clínicas.

O GASMI funciona no Centro de Saúde de Lagoa, de segunda a sexta-feira, entre as 8h30 e as 15h30. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida através do contacto telefónico: 282340370. O encaminhamento deverá ser feito através do preenchimento de um impresso próprio que poderá ser entregue à enfermeira ou à assistente social integrantes da equipa do GASMI, ou poderá ser enviado através do email: gasmi-lga@arsalgarve.min-saude.pt.

De referir que atualmente existem 10 equipas GASMI no Algarve, distribuídas pelos 3 ACES: Vila Real de Santo António (incluindo Alcoutim e Castro Marim) e Tavira (ACES Sotavento); Olhão, Faro (inclui S. Brás de Alportel), Loulé e Albufeira (ACES Central); Silves, Lagoa, Portimão (inclui Monchique) e Lagos (inclui Vila do Bispo e Aljezur) (ACES Barlavento).

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.