Todo o Algarve

Paderne acolhe Centro de Formação de Excelência

Nota de imprensa

08 Agosto 2017 | Fuente: Município de Albufeira

A “4 Sea – International Academy” – um novo Centro de Formação que se propõe aproximar a formação profissional das reais necessidades da Economia do Mar - foi apresentado no dia 3 de agosto, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira.
O projeto, que vai funcionar numa parcela dos antigos terrenos da Faceal, em Paderne, integra a criação de um polo de formação de excelência para o setor marítimo e portuário, reparação naval de embarcações de recreio, entre outras valências complementares. Carlos Silva e Sousa refere que o Centro é um projeto muito ambicioso e uma mais-valia para o concelho e para toda a região do Algarve.
Paderne está em alta, é finalista do concurso “7 Maravilhas de Portugal”, na categoria Aldeia Rural, e dentro de aproximadamente 2 anos irá “somar mais uma maravilha” - um Centro de Formação de excelência no setor marítimo e portuário - projeto com características únicas no País e reconhecimento a nível nacional e internacional, refere o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. Carlos Silva e Sousa sublinha que se trata de um investimento de que sente muito orgulho e deseja ver concretizado com sucesso pelas suas enormes potencialidades. “É um projeto sustentável e unificador que irá fortalecer o Concelho no seu todo e projetar, ainda mais, o nome de Albufeira a nível internacional. O novo Centro de Formação vai voltar Paderne para o mar, com a vantagem de ajudar a combater os problemas de interioridade com que esta freguesia se debate. Especialmente vocacionado para a Juventude irá atrair jovens de vários pontos do Algarve, do País, e até do estrangeiro, que aqui irão receber formação especializada, numa área em forte expansão (atividades ligadas ao mar e aos oceanos), com a qual nos identificamos, e que tem uma empregabilidade superior a 90%. Paralelamente, irão ser criados postos de trabalho não sazonais que irão atrair mais pessoas a uma região que é o melhor sítio para viver”, disse. A qualidade da formação é da responsabilidade da Associação de Estudos e Ensino do Mar (AEMAR), que faz formação na área há mais de 26 anos, enquanto a área de investigação científica conta com a parceria da Universidade do Algarve. Para além disso, vamos beneficiar da reabilitação de toda área edificada, que se encontra praticamente em ruínas. Como se pode ver, são muitas as virtudes deste projeto que é nosso e tem todas as condições para ter sucesso”.
A apresentação do projeto decorreu no dia 3 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Albufeira, ao que se seguiu uma visita às antigas instalações da Faceal, onde foi apresentada a maqueta e instalado um outdoor para simbolicamente assinalar a data.
A “4 Sea – International Academy” é um projeto da responsabilidade da MARTRAIN, uma cooperativa sem fins lucrativos vocacionada para a formação e prestação de serviços no setor marítimo e portuário, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira que cedeu a título gratuito, por um período de 40 anos, 4 hectares (de um total de 22) dos terrenos da antiga Faceal, onde irão ser construídas as futuras instalações do Centro de Formação, e da Universidade do Algarve – entidade com a qual foi firmado um protocolo com vista a desenvolver atividades de cooperação, nomeadamente na área da investigação científica e desenvolvimento tecnológico.
O futuro Centro de Formação irá dispor de formadores altamente especializados, instalações modernas e meios técnicos que permitem assegurar a oferta de um conjunto de serviços e formação diversificada nas vertentes operacional, de segurança e ambiente ligadas à operação portuária, atividades náuticas e indústria marítima. A formação irá decorrer em ambiente real, com recurso a simuladores (navegação, máquinas e comunicações), um tanque especialmente construído para o efeito e oficinas dotadas do mais recente equipamento, que de acordo com os promotores do projeto “irá potenciar ao máximo o emprego no mercado internacional, de portugueses, nomeadamente em plataformas petrolíferas”. Complementarmente à formação, o projeto irá disponibilizar instalações de invernagem e reparação naval de embarcações de recreio, com formação on-the-job em áreas fundamentais para o setor.
A Universidade do Algarve esteve representada na cerimónia de apresentação do projeto pelo vice-reitor, Pedro Ferré que agradeceu ao Município de Albufeira o alto patrocínio concedido a um projeto tão importante para a região e à Martrain por ter escolhido a Universidade como um dos seus parceiros privilegiados, “dando-nos a oportunidade de exercer uma das nossas missões mais importantes, associando o saber às empresas. Em abril de 2015 assinámos um protocolo com a Martrain que irá abranger atividades na área do ensino e da formação, projetos de investigação, em simultâneo com estágios científicos e técnicos”.
Tiago Magalhães, diretor Executivo do Centro de Investigação do Mar do Algarve (CCMAR) referiu o progresso verificado a nível do projeto, “o que é ótimo para a economia do mar e para o cluster do mar”, tendo destacado a importância da existência de “parceiros fortes, diversos e a falarem entre eles para que haja escala, o que é fundamental em termos de financiamento público para que os projetos possam avançar”.
O presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas, encerrou as intervenções institucionais, tendo destacado que “o projeto traz inovação, desenvolvimento e investigação para o Concelho. Trata-se de um investimento estrutural que irá dotar Albufeira de uma Academia Internacional que em colaboração com a Universidade do Algarve irá capacitar pessoas, gerar emprego e trazer desenvolvimento para a região”.
Antes da apresentação técnica do projeto, usou ainda da palavra Alexandre Delgado, presidente da Martrain, que qualificou o Centro de Formação como “um projeto que emerge de Paderne, de Albufeira e do Algarve para o mundo, que só foi possível apresentar aqui hoje graças à visão do presidente da Câmara Municipal de Albufeira que acreditou na sua viabilidade desde o primeiro momento. É uma iniciativa ímpar na Europa, nomeadamente nas áreas da prevenção, da segurança e dos equipamentos, para além da qualidade da formação. Luís Carvalho, diretor pedagógico da AEMAR, responsável pela apresentação da “4 Sea – International Academy” voltou a sublinhar os objetivos do projeto como um centro de excelência de formação em língua portuguesa com reconhecimento a nível internacional. O Centro irá nascer em Paderne, num espaço que irá ser requalificado de forma a provocar o menor impacto possível, aproveitando ao máximo as estruturas pré-existentes no terreno. A oferta formativa inclui: treino básico universal de sobrevivência e treino universal e sua atualização, formação para abandono de helicóptero submerso com EBS, treino de familiarização, Free Fall Lifeboat, curso básico de busca subaquática, intervenção em espaços confinados submersos, manuseamento de extintores, segurança básica STCW/2010, gestão de recursos em simulador de ponte de comando, segurança da condução de máquinas marítimas, segurança em rebocadores portuários, segurança ocupacional hoteleira a bordo de navios, segurança no trabalho a bordo de navios e segurança no trabalho a bordo dos navios RO/RO.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.