Todo o Algarve

Centro Cultural de Lagos comemora os seus 25 anos

24 Outubro 2017 | Fuente: Nota de Imprensa

O Centro Cultural de Lagos assinala este ano 25 anos desde a sua abertura ao público. Inaugurado em 24 de outubro de 1992, veio colmatar uma lacuna existente no concelho e na região do Algarve. Hoje este equipamento de referência faz parte da cultura lacobrigense e da rota de grande parte dos visitantes de Lagos. Para comemorar esta efeméride, foi preparado um programa de atividades que não vai querer perder!

Lagos e o Centro Cultural têm vindo a afirmar-se ao longo dos últimos 25 anos como polos dinâmicos de criação e circulação artística regional e nacional, projetando e apoiando novos olhares e leituras sobre a vida e a realidade, numa ótica de proporcionar diferentes experiências e emoções através de formas artísticas plurais e acessíveis a todos, do teatro à dança, da música à sétima arte, entre conferências especializadas ou outras atividades ligadas à pintura, escultura e cerâmica, desempenhando uma continuada função educativa no exercício de estratégias apelativas e mobilizadoras de diversos tipos de públicos. Para isso muito têm contribuído as sinergias estabelecidas a nível local com as associações recreativas e culturais e instituições várias, bem como parcerias dinamizadas com diversas entidades de referência a nível nacional e internacional, tais como a Companhia Nacional de Bailado, o Teatro Nacional de São Carlos, a Companhia de Dança de Almada, a Companhia de Teatro “A Barraca” ou o “Chapitô, para além de outras a nível regional como a ACTA, a Orquestra Clássica do Sul, só para salientar algumas.
A integração recente do Centro Cultural em projetos como o Algarve 365 e na própria Rede de Teatros Azul tem permitido criar oportunidades sinergéticas e economias de escala ao nível da programação para que esta aposta na área da cultura constitua uma alternativa e um complemento importante aos produtos turísticos tradicionais, condições essenciais para a valorização da identidade histórica do município de Lagos, enquanto cidade dos descobrimentos, mas também de novas descobertas, contribuindo para a projeção da sua imagem a nível regional e nacional.

Recorde-se que, nos últimos três anos este equipamento sofreu várias obras de renovação e reabilitação (que visaram a manutenção e conservação geral do edifício, a adequação às novas exigências em matéria de segurança e evacuação, o reapetrechamento técnico do Auditório, a melhoria de condições para os agentes culturais que habitualmente se apresentam nesta sala de espetáculos), sempre com a finalidade de proporcionar maior conforto e segurança a todos os que o utilizam e visitam, num investimento global de cerca de meio milhão de euros.

Refira-se, a propósito, que as exposições nos Antigos Paços do Concelho e no Centro Cultural receberam, em 2016, cerca de 10 000 visitantes e só no Centro Cultural estiveram cerca de 17 000 espetadores.

Para assinalar os 25 anos de existência deste tão importante equipamento cultural, foi preparado, para o dia 24 de outubro, um conjunto de iniciativas que integram uma tertúlia, a inauguração de uma exposição e um concerto comemorativo.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.