Todo o Algarve

GASMI de Loulé e CHLC – Hospital Dona Estefânia realizaram 1º teleconsulta de Pedopsiquiatria com PDS Live

25 Outubro 2017 | Fuente: ARS Algarve

A equipa do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) de Loulé e o Pedopsiquiatra do Centro Hospitalar Lisboa Central – Hospital Dona Estefânia e supervisor das equipas GASMI do ACES Central, Dr. Augusto Carreira, realizaram esta terça-feira, 17 de outubro, a primeira experiência de teleconsulta na plataforma PDS Live do Ministério da Saúde, através de uma videoconferência em tempo real, para avaliação de um caso clínico. A experiência foi bastante positiva estando previsto até final do ano a sua implementação de forma gradual e o alargamento aos restantes GASMI da região.

Atualmente temos 10 equipas multidisciplinares dos GASMI, constituídas por psicólogos, médicos de família, enfermeiros, técnicos superiores de serviços sociais, e terapeutas, integradas nos três Agrupamentos de Centros de Saúde do Algarve, onde desenvolvem, desde 2001, no âmbito de um protocolo de colaboração entre a ARS Algarve e o Centro Hospitalar Lisboa Central, EPE – Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Pediátrico de Dona Estefânia, programas de prevenção e promoção dirigidos a famílias de risco com crianças pequenas, através de visitas domiciliárias, centrando o trabalho realizado na promoção de competências parentais em todo o território algarvio, com a triagem, a avaliação e o atendimento de casos de crianças/famílias de risco com psicopatologia ligeira, sendo supervisionadas por um consultor de psiquiatria da infância e da adolescência daquela unidade hospitalar. A grande maioria dos casos são acompanhados localmente pelos GASMI e apenas as situações de psicopatologia mais complexa são encaminhadas para o Hospital Pediátrico de Dona Estefânia.

As teleconsultas vão melhorar a articulação entre as equipas e o seu supervisor, substituindo os contactos telefónicos por videochamadas, o que permite mostrar material clínico, como análises, exames médicos, material de avaliação psicológica, como desenhos, resultados de testes e vídeos de sessões, possibilitar que ambos possam refletir, observando e analisando ao mesmo tempo material clínico diverso e ajustar terapêuticas, no espaço de tempo entre as supervisões presenciais. O agendamento das teleconsultas será organizado em estreita articulação entre a equipa do GASMI e o seu supervisor.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.