Todo o Algarve

Reforço nos Cuidados de Saúde Primários em destaque no 3º Encontro de Médicos de Família do Algarve

02 Novembro 2017 | Fuente: ARS Algarve

Cerca de 180 profissionais dos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares a nível regional e nacional, reuniram-se nos dias 27 e 28 de outubro, no 3º Encontro de Médicos de Família do Algarve, em Vilamoura, tendo contado com a presença da vogal do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Dra. Josélia Gonçalves.

Na sua intervenção de abertura neste Encontro que juntou colegas de vários níveis de cuidados de Saúde, a Dra. Josélia Gonçalves enfatizou que a recente integração dos 24 Médicos de Medicina Familiar nos serviços de saúde do Algarve e o consequente alargamento da cobertura assistencial dos cuidados de saúde primários e «atribuição de Médico de Família a mais 45.600 utentes», demonstra que «finalmente podemos ver progressos e resultados da estratégia e esforço deste Conselho Diretivo junto da Tutela» no que diz respeito à «capacidade de resposta dos cuidados de saúde de proximidade do Serviço Nacional de Saúde na região» e «melhorarmos a assistência médica aos nossos utentes», sublinhando que o reforço de recursos humanos «também abrange a área de enfermagem assim como em todas as outras áreas».

Além de destacar o reforço feito pela ARS Algarve para abrir Extensões de Saúde no sentido de permitir uma aproximação da Saúde à população, a dirigente salientou ainda o trabalho desenvolvido para «melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde e responder às necessidades dos utentes». «Estamos a trabalhara para abrir mais Unidades de Saúde Familiar e Unidades de Cuidados na Comunidade nos próximos meses», disse.

Falando sobre a criação do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e os «novos desafios científicos» que se abrem para os profissionais e que possam vir a «contribuir para a fixação de ainda mais médicos» na Região, a vogal do CD da ARS Algarve concluiu: «Temos de insistir no reforço de ligações entre os vários níveis de cuidados de saúde, na comunicação e na colaboração entre as instituições, para o bem-estar dos nossos utentes mas também para nós progredirmos enquanto profissionais. Assim melhoramos as condições para o diálogo e para encontrarmos soluções. O apoio que dão próximo dos cidadãos contribui sem a menor dúvida para reforçar a confiança no SNS».

A sessão de abertura do 3º Encontro de Médicos de Família do Algarve contou ainda com a presença da Delegada Distrital de Faro da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Dra. Daniela Emílio, da responsável pelo Internato Médico do Algarve, Dra. Maria Gonzales Mora, da representante do Conselho Distrital do Algarve da Ordem dos Médicos, Dra. Susana Costa Pereira, e da vereadora da Câmara Municipal de Loulé, Dra. Ana Machado.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.