Todo o Algarve
extremadura es agua rectangular2

ENTREVISTA

Lagos abre as portas ao Natal – diz vereadora Sara Coelho

“Temos um globo de neve gigante, que nos recorda aqueles globos de vidro com água que se agita, onde as crianças podem entrar e brincar com a neve sintética”

Leonor Cabral Centeno

12 Dezembro 2017 | Fuente: Redação

Este ano, o concelho de Lagos convida a comunidade a celebrar esta época festiva com muita alegria e animação. Desde a pista de gelo gratuita, a insufláveis e globos de neve, à iluminação e decoração das montras da cidade. Sara Coelho, vereadora da câmara municipal de Lagos, falou com o Diário do Sul sobre as atividades previstas até ao final do ano.

Quais são as atividades de natal previstas para este ano?
Este ano, temos como novidade várias animações colocadas nos mais variados pontos da cidade. Na praça do Infante, foi colocada uma pista de gelo gratuita e insufláveis com temáticas alusivas ao natal. Na cidade, temos um globo de neve gigante, que nos recorda aqueles globos de vidro com água que se agita, onde as crianças podem entrar e brincar com a neve sintética. E, no centro, existe uma casinha com a Mãe Natal que recebe as crianças e as cartas para o Pai Natal que serão depois abertas.
Também estarão em Lagos várias estátuas vivas, coordenadas por António Santos que é o nosso recordista mundial em imobilidade. Nos dias 22 e 23, iremos ter quatro homens estátua com temáticas alusivas a esta época festiva.

O zoo de Lagos também vai fazer parte das atividades de Natal?
Sim, têm a Natalândia “A Magia do Natal no Zoo” com uma série de atividades preparadas e com decorações natalícias. Está muito convidativo e cheio de animação.

Este ano fizeram alguma espécie de concurso de montras ou decoração?
No que diz respeito à decoração e iluminação, vamos ter muitas atividades para tornarem o nosso centro mais apelativo. Estamos a fazer um concurso de montras e de árvores de Natal, que neste momento já estão decoradas e podem ser vistas na baixa de Lagos. As árvores foram decoradas não só pelas escolas, como também pelas mais variadas associações e estarão expostas até dia 6 de Janeiro. A divulgação dos premiados irá ser no dia 22 de Dezembro.

Vão ter exposições nesta quadra festiva?
Vamos ter duas exposições de presépios de Natal, uma delas vai ser na antiga Escola Primária das Portelas. Essa exposição vai ter uma série de presépios feitos à mão por pessoas residentes daquela localidade. São presépios trabalhados com diversos tipos de materiais, como a cortiça e as rendas. E a segunda exposição, conta com o senhor José Cortes que desde há muitos anos que tem vindo a ampliar o seu presépio. O senhor José consegue preencher todo o espaço de uma garagem com presépios animados, e cheios de cenas alusivas a esta quadra. É muito interessante e tem sempre escolas a visitar o seu trabalho.

E vão ter concertos de Natal?
Vamos promover vários concertos, sendo que um deles é o grupo coral de Lagos com um concerto solidário. Temos igualmente previsto um coro de cidadãos britânicos os “The Christmas Players”, no dia 23, que vão atuar na praça Gil Eanes. E, no que respeita aos concertos, vamos também ter a associação de dança de Lagos que vai dar um espetáculo nos dias 15 e 16 deste mês. Portanto, haverá sempre animação.

Tudo isto serve também como um convite para as pessoas saírem de casa e viverem o espírito natalício?
Sim, nós juntamo-nos à Associação de Comerciantes da Região do Algarve (ACRAL) com o propósito de fomentar a compra no comércio local. A empresa municipal LAGOS EM FORMA, também aderiu ao evento facilitando o estacionamento dentro da cidade e o estacionamento de superfície. O objetivo de tudo isto é que as pessoas venham fazer compras no comércio tradicional e possam também sentir a cidade animada, bonita e acolhedora.

E na passagem de ano o que têm previsto?
Preparamos uma surpresa, os DAMA, que neste momento já não é propriamente uma surpresa porque já temos estado a divulgar isto. Mas pensamos que vai ser um sucesso, por ser um grupo português conhecido por todo o país. E este ano, ao contrário dos outros, o fogo de artifício vai ser acompanhado com música.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.