Todo o Algarve

Lagos comemora 445º Aniversário de Elevação a Cidade

23 Janeiro 2018 | Fuente: Nota de Imprensa

A Elevação de Lagos a Cidade, que se assinala a 27 de janeiro, representa um dos momentos mais significativos da história local, constituindo o reconhecimento da importância e do trajeto percorrido desde a atribuição do Foral, por D. Manuel I em 1504, até à sua elevação em 1573, por D. Sebastião. Conheça as iniciativas preparadas para comemorar esta efeméride.

Comemorar a Elevação de Lagos a Cidade é motivo de orgulho para todos os lacobrigenses, pois foi graças ao conhecimento, saber, experiência e determinação de muitos que Lagos se tornou num centro privilegiado e ponto de encontro de gerações, culturas e civilizações, que fizeram da Cidade a mais cosmopolita dos séculos XV e XVI, no contexto nacional.
Para assinalar esta efeméride, que este ano comemora o seu 445º aniversário, a autarquia organizou um conjunto de iniciativas para este dia.
O destaque vai para a apresentação, pelas 10h30, do livro “As Mais Antigas Receitas de Batata-doce nos Livros de Culinária dos Séculos XVIII e XIX”, seguido de uma sessão de showcooking, a decorrer no Mercado Municipal da Avenida.
Pelas 16h00, terá lugar a inauguração da sede social do GAL - Grupo de Amigos de Lagos, exatamente na data em que comemora o seu 25º aniversário. Recorde-se que o Município de Lagos cedeu recentemente, a título gratuito e pelo prazo de dez anos, renovável por períodos de cinco anos, uma fração, situada no prédio da Rua Cândido dos Reis, destinada à instalação da sede social desta associação.
Mais tarde, pelas 18h00, os interessados poderão assistir ao Concerto “Clássicos em Talha Dourada”, a ter lugar na Igreja de Santo António, um dos ex-libris da cidade. A participação é gratuita, mas limitada ao nº de lugares sentados (refira-se que este equipamento, neste dia e no âmbito deste concerto, apenas estará aberto a visitas até às 13h00).
O programa termina com uma atividade para os mais pequenotes - “Noites com Arte”, por Joana Espinal, a decorrer na Biblioteca Municipal de Lagos. Participe!

PROGRAMA:

♦ 10h30 | Apresentação do Livro “As Mais Antigas Receitas de Batata-doce nos Livros de Culinária dos Séculos XVIII e XIX”, com uma sessão de showcooking.
Mercado Municipal da Avenida

Num trabalho realizado pelo investigador José António Martins, e promovido pela Associação de Defesa do Património Histórico de Aljezur, o público terá a oportunidade de assistir a uma sessão ao vivo da realização de uma receita com mais de 120 anos de História, confecionada pela Chef de Doçaria Maria Eugénia Militão, e de degustar uma amostra deste doce que tem como ingrediente principal a Batata-doce de Aljezur, certificada pela União Europeia como a batata-doce portuguesa de excelência.

♦ 16H00 | Inauguração da Sede Social do Grupo de Amigos de Lagos
Rua Cândido dos Reis, 90 (frente ao Cinema)
Org.: Grupo de Amigos de Lagos

♦ 18H00 | Concerto “Clássicos em Talha Dourada”
Retratos de Alma – Caminhos da Guitarra Portuguesa
Igreja de Santo António
Org.: Academia de Música de Lagos

Com José Alegre (guitarra portuguesa) e Nuno Martins (viola de acompanhamento)

♦ 21H00 | “Noites com Arte” por Joana Espinal
Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas
Destinatários: Crianças entre os 5 e os 12 anos (requer inscrição prévia, com limite de 15 inscrições).

A Biblioteca é a casa das histórias e nela vivem livros irrequietos, personagens curiosas, aventuras perigosas e criaturas inimagináveis. Uma noite por mês, quando todos os livros deveriam estar a dormir, abre-se a porta da Biblioteca para deixar entrar um grupo de crianças corajosas prontas a descobrir tudo o que aqui se esconde. Vamos viver as histórias e formar leitores atentos e exigentes porque os hábitos de leitura e a cultura são valores que se aprendem desde cedo, fazendo das crianças de hoje adultos curiosos e criativos!

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.