Todo o Algarve
extremadura es agua rectangular2

Leilões de carros, uma tendência cada vez maior

Comprar um carro sem sair de casa é possível e muito conveniente, desde que o site seja confiável e esteja nas mãos de um leiloeiro certificado.

20 Junho 2018

Para quem está interessado em comprar seu primeiro carro ou simplesmente trocar, deve saber que existem outras opções além das lojas concessionárias e dos feirões. Os leilões de carros online hoje são uma boa pedida onde mais opções e maiores estruturas são apresentadas, além de os sites oferecerem vantagens para todo tipo de gosto e bolso.

Como funciona o leilão online

Comprar um carro sem sair de casa é possível e muito conveniente, desde que o site seja confiável e esteja nas mãos de um leiloeiro certificado. Além disso, o carro de leilão pode variar entre 15 e 30% abaixo de qualquer tabela oficial, por exemplo. Neste caso, você compra um bem no estado em que se encontra, por isso é muito importante escolher uma empresa renomada, uma empresa que tenha toda a expressão técnica, que tenha solidez, confiabilidade e transparência nas inspeções dos carros. Você deve avaliar ainda a questão da documentação, é muito importante saber em quantos dias você terá o carro em seu nome. A segunda coisa mais importante é saber se esse carro não tem alguma restrição judicial. Os carros leiloados devem ser livres de qualquer restrição. Além dos critérios técnicos: estado externo do carro (pintura), estado do motor, se tem alguma avaria, câmbio, etc. Geralmente os carros são provenientes de dívidas retomadas dos bancos, são volumes enormes, de frotistas, locadoras de carros, concessionários. Qualquer carro é aceito desde que esteja inscrito legalmente, tenha documentação e esteja em ordem. Importante é ser transparente quanto ao tipo de problema se o carro chegar a ter.

Para participar

Fazendo-se o cadastro o cliente pode comprar pela internet ou fisicamente. Tendo o usuário a palavra-passe, depois do lance você pode ter seu carro em 24 horas pagando a nota. Os leilões on line estão sendo usados cada vez com mais frequência, já que o processo é simples e confiável. Em alguns sites é possível escolher os carros de acordo com certas especificações. Veja abaixo.

Carros por categoria, origem e estado

Além da marca, modelo, quilometragem, novo ou usado, nos leilões on line é possível também escolher o país de origem, dentro da Europa, tipo de combustível, de carroçaria, assim como saber se o veículo esteve anteriormente em leasing ou não, além do tipo “Comprar já” ou “Licitar”. Só não dá pra financiar .

Como comprar carro mais barato no leilão

Comprar carro em leilão pode sair até 30% mais barato como já dissemos, em função da inadimplência nas parcelas do financiamento, mas essas oportunidades não são para qualquer um. Para começar, entenda que o leilão é uma venda pública de empresas leiloeiras, online ou presencialmente, aberta a qualquer pessoa física ou jurídica. Assim, você vai competir com lojas de carros, e leva quem der o lance maior. Para não ter prejuízo nem dor de cabeça, certifique-se de que o leilão é legalizado, registrado em um edital público. O consumidor pode encontrar o edital no próprio site da empresa de leilão ou em jornais.

Compare preços no mercado. Antes de dar um lance, é essencial pesquisar os preços que as revendas cobram pelo carro do mesmo modelo e ano oferecido no leilão.

Cuidado para não dar um lance alto demais, pensando em arrematar o leilão, e acabar pagando muito caro.  Veja bem a condição do carro em leilões de veículos, além dos devolvidos por falta de pagamento, há automóveis que sobraram nos estoques das montadoras, praticamente novos, e carros vendidos por seguradoras, envolvidos em acidentes ou encontrados após roubo.

Os carros são colocados à venda no leilão da forma como foram entregues ao leiloeiro e é possível agendar uma visita para averiguar o estado do veículo.

Alguns dão um valor de avaliação para o carro, como referência para o consumidor, a partir de uma vistoria terceirizada, o que traz segurança.

Conheça todos os custos do leilão

Além do carro, o consumidor precisa pagar uma comissão para o leiloeiro de 5% sobre o valor do veículo. Algumas empresas também cobram outras taxas administrativas, mas o Idec recomenda que os clientes não paguem por custos como diárias do depósito, taxas de reboque e débitos do antigo dono do carro.

Por isso, é importante ler atentamente o edital publicado pela organização antes de fechar o negócio. Não esqueça que você também terá despesas com a documentação para transferir o carro para o seu nome e com os reparos necessários no carro. Todos os custos precisam ficar abaixo do desconto em relação à tabela oficial, senão, a compra não vale a pena.  

Prepare o bolso para pagar à vista, pois não é possível financiar carro comprado em leilão. Se for o caso peça ajuda a alguém experiente.

Por ter tantos detalhes que podem gerar prejuízo, é melhor fechar negócio com a ajuda de alguém que já passou por essa experiência ou que conhece melhor o mercado.

Documentação necessária

Os veículos vendidos em leilões são como os veículos comprados nas ruas ou em revendedores de veículos usados, portanto o processo documental é o mesmo, salvo os veículos sinistrados ou sucatas. O processo burocrático deve ser igual aos outros casos.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.