Malopires
Todo o Algarve

Como funcionam os leilões de carros online

Mas quando será que realmente vale a pena participar de um leilão de motos e carros? E como funciona?

24 Janeiro 2019

Você já deve ter ouvido falar que leilão de carros pode ser uma boa opção para quem está pensando em comprar um automóvel, não é?  Mas quando será que realmente vale a pena participar de um leilão de motos e carros? E como funciona? Pesquisamos e descobrimos que participar de um leilão pode ser uma oportunidade de pagar um bom preço por um veículo.

Você sabia, por exemplo, que existe leilão de carros online? Veja www.carsontheweb.com.

Claro, muito prático, nem precisa sair de casa.  O problema é que nem todos podem participar. Para saber tudo sobre carros de leilão, até como funciona um leilão de carros apreendidos, pra onde vai a grana dos leilões, vantagens e desvantagens dos leilões de carros e motos, este artigo o ajudará.

 

Mas afinal, o que é o leilão de carros? Basicamente é uma venda pública de veículos. Nela há três tipos de veículos negociados: os apreendidos pelos organismos de trânsito,  os que não tiveram as prestações do financiamento pagas, veículos com algum defeito, como os que sofreram catástrofes naturais, como chuva de granizos, etc.

 

Veja, você pode adquirir em um leilão tanto um carro em boas condições ou um tipo sucata. Se você trabalha com a revenda das autopeças, por exemplo, comprar sucatas pode ser uma lucrativa forma de adquirir peças. Geralmente os preços são atraentes e bem abaixo do valor das tabelas de preços oficiais, chegando aos 30% menos.

 

Existe um crescente interesse nesse tipo de veículos. Na verdade, o que atrai as pessoas aos leilões de carros são os valores menores em comparação aos carros novos e seminovos das concessionárias. Tem pessoas, como José Carlos de Oliveira, de Cascais, que conseguiu comprar um carro com 6 meses de uso pela metade de um 0km no mercado. Isso aconteceu porque o primeiro proprietário não conseguiu pagar as prestações da compra do carro no consórcio, ele comentou. Como se vê, o leilão pode ser muito lucrativo.

 

Itens de interesse sobre os leilões


As pessoas que pouco conhecem o leilão de carros devem redobrar a atenção na hora de desembolsar o dinheiro. Quando não há informação, as chances de prejuízo são bem maiores. Por exemplo o fato de os donos dos carros que estão com o financiamento muito atrasado saberem que perderão o carro e deixam de cuidar dele. Alguns até depenam, tirando rodas originais e equipamentos. São carros muito maltratados. Por isso nunca compre por impulso. Analise os prós e os contras antes da compra em leilão de carros online.

 

Algumas dicas: É importante verificar as condições do automóvel pessoalmente. Leve um mecânico de sua confiança junto. Existem sites de confiança, que você pode comprar sem problemas, o caso da Cars On the Web.  Mas nem todos são assim:

 

Verifique rigorosamente a situação do carro, (multas, dívidas, pendências e procedência). Isso fará que você saiba exatamente quanto vai gastar para regularizar ele. Além disso, cheque as informações técnicas.

 

É necessário ficar atento para o valor que você terá que gastar com reparos. Alguns carros estão tão avariados ou possuem peças tão caras que o lucro pode desaparecer.

Por isso, observe o ano de fabricação – carros muito velhos costumam dar menos lucro.

 Pra onde vai o dinheiro ganho nos leilões de carros?


Interessante pergunta, vejamos que segundo consta dos artigos, a cobrança das despesas com estada no depósito será limitada ao prazo de seis meses. -  Os valores arrecadados em leilão deverão ser utilizados para custeio da realização do leilão, dividindo-se os custos entre os veículos arrematados, proporcionalmente ao valor da arrematação, e destinando-se os valores remanescentes, na seguinte ordem, para  as despesas com remoção e estada; os tributos vinculados ao veículo, credores trabalhistas, tributários e titulares de crédito com garantia real, para pagar as multas devidas ao órgão ou à entidade responsável pelo leilão; as demais multas devidas aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, segundo a ordem cronológica; e os demais créditos, segundo a ordem de preferência legal.


Ou seja, que há várias taxas para pagar que são do próprio leilão em si, do depósito onde o carro estava, de possíveis multas e pendências. Por isso, dependendo do veículo em questão, pode ser grande a fatia cortada após a compra fazendo o lucro desaparecer. Sempre pensando que comprando num lugar idôneo, você não terá que gastar com muito conserto nem com peças que estão defeituosas e quebradas.


Hoje em dia existem sites especializados em realizar leilão de carros pela internet. Como Cars On The Web. Cada vez mais pessoas físicas adquirem carros através de leilões online. E podemos confiar já que estão respaldados por lei.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.todooalgarve.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.todooalgarve.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.